domingo, 13 de junho de 2010

ESCRITOS ( Contos Fantásticos)

Desprezou a nódoa do passado e seguiu o luar esverdeado a fim de distorcer para ajustar os alicerces da vida miserável. Acreditando ser construtor e arquiteto, propõe-se a enfrentar as frases escritas a lápis no cantinho das folhas antigas, bem guardadas dentro do armário de mogno na sala de leitura.
Entardecia. Contava as folhas a serem vencidas. Cinco. Não demonstrava nenhuma ansiedade, só determinação. Uma estranha segurança diante do móvel embaçado e há tantos anos esquecido. Parou diante dos papéis, tocou-os com a mão esquerda e num gesto enigmático suspirou profundamente. A poeira e o mofo emprestavam aspecto de abandono e mistério às folhas encardidas. Não desistiu e nem se intimidou. Limpou-as bem.
Agarrou o precioso tesouro e percorreu com os olhos marejados toda a sala. Com intimidade, absorveu as paredes e os outros móveis há tanto tempo desprezados. Empurrou as imagens da janela e da porta semicerradas. Prontificou-se a ler as antigas frases. Acariciou os cabelos grisalhos, secou as lágrimas dos olhos serenos e esfregou as mãos aquecendo os dedos e a alma.
Escurecia. Num gesto decidido pega a primeira página e busca as anotações segredadas. Não as encontra. Num pavor súbito, vasculha apressada, e depois lentamente, todos os papéis e constata: não há nada. Aperta as folhas entre os dedos, agora gélidos, e seus olhos encheram-se de decepção e arrependimento.
As sensações foram logo substituídas por uma outra mais intensa: o medo. Mal se refez da surpresa, quando ouviu uma voz familiar dizendo:
Mudei de lugar e de nome outra vez.
Não pode ser. Você de novo?
Sim. E afinal você veio. Estava à sua espera.
Pra quê?
Nada.
- Como nada? – Reclamou estarrecido com a resposta - Por que se preocupa em criar enigmas e disfarces para perseguir-me?
- Antes que faça outras perguntas, como é o seu hábito, já vou dizendo que sou único, não uso máscaras. E, além do mais, como poderia lhe perseguir, se você não se desgruda de mim? Você sempre surge em mim.
- Eu? Grudado em você? Está louco? Onde estão as minhas anotações? Devolva-as, imediatamente. – Gritou o infeliz.
Não posso. – Disse calmamente.
Pode sim, você não quer devolvê-las. – Berrou desesperado.
Atirou-se sobre o incômodo ser que parecia divertir-se com seu desespero. Nada encontrou. Ninguém. Não tinha corpo, mas estava lá. Alguém. Sem saber o que fazer, se recorda da janela e da porta entreabertas e tenta sair daquele lugar sufocante. Estão cerradas. Vidro, madeira, ferro e grades estreitíssimas e pontiagudas.
Amanhecia. Impotente e melancólico, ele olha através da janela e vê, bem próximas à vidraça, as suas folhas escritas sendo espalhadas lentamente pela brisa fresca da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário